ESTUDO DE VIABILIDADE

Um dos elementos mais importantes na hora de decidir se investir ou não, seja num pequeno negócio ou realizar grandes investimentos, é o ESTUDO DE VIABILIDADE.

O ESTUDO DE VIABILIDADE é um conjunto de estudos e análises, baseados em premissas do cliente e do mercado, em indicadores econômicos e financeiros e que busca, através de simulações e projeções, antecipar para o cliente qual o retorno que seu investimento terá.

POR QUE CONTRATAR UM ESTUDO DE VIABILIDADE?

Porque às vezes, justamente pela ausência de um estudo adequado, ou por falta de preparo ou de erros de avaliação, muitos novos negócios ou produtos geram enormes prejuízos para o investidor. O ESTUDO DE VIABILIDADE minimiza esse risco.

Além disso, com o ESTUDO DE VIABILIDADE em mãos os clientes da BC passam a ter indicadores como PAYBACK, TIR, VPL, EXPOSIÇÃO DE CAIXA, ROI, INVESTIMENTO MÁXIMO entre outros, auxiliando-os na análise e projeção futura do retorno provável de seus investimentos mesmo antes de colocá-los em prática.

Isso diminui consideravelmente os riscos do investimento e dá uma base sólida para a tomada de decisão.

COMO A BC ELABORA UM ESTUDO DE VIABILIDADE?

Explicando de forma bastante simplista a BC reúne um conjunto amplo de informações, não apenas de seu próprio banco de dados, como também realiza pesquisas no mercado, se reúne com seus clientes, adota premissas, levanta os indicadores financeiros e econômicos mais adequados.

A partir disso tudo elabora os vários cenários prováveis que o negócio enfrentará, acompanhados de seus respectivos retornos do investimento.

QUAIS AS VANTAGENS DE SE REALIZAR UM ESTUDO DE VIABILIDADE?

As vantagens que a BC entrega aos clientes que contratam o ESTUDO DE VIABILIDADE, além de primeiramente sentirem-se seguros na hora de investir, é que:

  • Conseguem visualizar através de projeções e números, o real potencial de retorno do investimento em questão e, portanto, decidir se as premissas estão interessantes e se o projeto deve ir adiante ou não;
  • Passam a ter uma ideia clara do retorno para cada valor investido;
  • Através de projeções detalhadas enxergam como será o futuro da empresa de acordo com o crescimento e como se comportarão em cada um dos cenários analisados;
  • Passam a não ter mais dúvidas se devem ou não investir em uma ideia de negócio;
  • Também ficam sabendo, no caso de negócios já existentes, se é viável mantê-los funcionando ou não;
  • Passam a saber o quanto de investimento inicial será preciso para colocar o negócio em prática, como por exemplo na compra de maquinários, bem como os custos fixos e variáveis para se abrir um novo negócio;
  • Podem decidir de forma clara se vale a pena investir em determinado negócio, quando ele gerará lucro em relação a todos os custos e quanto de faturamento mensal será necessário para manter o negócio funcionando;
  • Têm conhecimento sobre as taxas de inflação que irão impactar no faturamento e quais os impactos nos possíveis cenários.

QUANDO REALIZAR UM ESTUDO DE VIABILIDADE?

Um ESTUDO DE VIABILIDADE deve ser realizado sempre que um projeto precise ser avaliado tanto quanto à sua implantação ou mesmo manutenção. Esse projeto pode ser tanto a expansão do seu negócio quanto a própria abertura da empresa.