Desafios do Orçamento de Obras

Não é fácil encontrarmos obras em execução com base em um orçamento de custos.

Além de não terem um orçamento para consultar, são construídas diretamente a partir de projetos incompatibilizados e ainda com base na “experiência” do executor.

Mais raro são os casos em que os empreendimentos, antes de seu início, tiveram de fato seus custos orçados e analisados nos devidos detalhes.

Isso porque uma grande parte das informações importantes para o levantamento fiel dos custos envolvidos é definido com a obra em andamento.

E o que gostaríamos de ter aqui seria a situação ideal: iniciar a obra conhecendo, com boa margem de segurança, quanto será gasto até sua entrega.

Quem trabalha na área sabe bem o que é isso:

“O desafio de se elaborar um orçamento assertivo quando na maioria das vezes o que se tem em mãos é um conjunto de informações em fase de definição”.

Se esse cenário fosse durante a fase de viabilidade do empreendimento, menos mal, mas estamos falando de obras que já estão iniciando ou iniciadas!

Portanto nos depararmos frequentemente com o desafio de entregar ao cliente um bom orçamento de custos quando o que temos a disposição é basicamente o projeto de arquitetura pré-aprovado e as especificações de acabamento em fase de revisão.

Sem falar no construtor, em paralelo, negociando a contratação dos projetos de fundações, estrutura, instalações prediais e redes de infraestrutura.

E nessas horas não tem jeito: o cliente “quer” saber quanto vai custar sua obra. Ele precisa enviar para o canteiro o orçamento a ser seguido, ou ainda precisa dar entrada em algum processo de financiamento bancário.

E agora?

O que fazer?

Nesse momento temos que admitir que estamos de frente com um belo desafio.

A única saída é analisarmos as informações disponíveis e para o caso das que não temos, passamos a desenvolvê-las e investigá-las através de 02 passos:

  1. Levantamentos a maior quantidade de premissas possíveis junto ao cliente.
  2. Nos apoiamos na base de dados que construímos ao longo dos últimos anos, a fim de determinarmos alguns custos com base em estatísticas e informações parametrizadas.

E por causa disso o orçamento acaba sendo atualizado algumas vezes em função das informações que vão chegando de forma parcelada, porque como comentamos, há muitas informações em fase de definição.

Mas é isso aí, esse é um dos desafios de se fazer orçamento de custos.

Equipe BC Engenharia de Custos

 

logomarca da BC Engenharia de Custos


©2017 BC Engenharia de Custos Ltda. - Todos os Direitos Reservados - CNPJ 11.293.236/0001-80.

Rua Nestor Sampaio, nº 140, Térreo - Bairro Luzia - CEP 49.045-000 - Aracaju / Sergipe - (79) 3243 6655.


Leave a Reply

Your email address will not be published.